CURSO

BRASSINOSTERÓIDES, NOVOS REGULADORES DO CRESCIMENTO VEGETAL COM AMPLAS PERSPECTIVAS PARA A AGRICULTURA

(veja a lista de participantes)

 

Os brassinosteróides (BS) constituem uma nova família de produtos naturais que, por sua potente atividade biológica, têm atraído a atenção da comunidade científica internacional na última década. Seu amplo espectro de ação e os resultados obtidos em sua aplicação prática sobre diferentes culturas em vários países do mundo lhes asseguram um papel importante para as ciências biológicas e agrícolas modernas. Esta nova classe de produtos naturais, reconhecida como uma nova categoria de hormônios vegetais, tem-se mostrado ser um importante auxiliar no aumento da produção vegetal e na resistência da planta a estresses abióticos, requisitos fundamentais para uma maior produtividade agrícola.
 
 

No presente curso se estudarão os principais aspectos relacionados com a química, a atividade biológica e as aplicações destes novos produtos na agricultura e na biotecnologia vegetal. Serão tratados de forma detalhada a biossíntese e o metabolismo destas substâncias, assim como os resultados que se têm obtido com a aplicação destes produtos em diferentes países.
Este Curso é destinado a profissionais interessados em aprofundar na atividade biológica destes novos reguladores do crescimento vegetal e sua utilização nas ciências agrícolas, mediante a análise e a discussão da literatura internacional publicada sobre o tema até 1999.

 
 

PROGRAMA:
 

1. Breve resumo histórico dos brassinosteróides (BS). Estrutura química dos BS naturais. Distribuição no reino vegetal. Relação estrutura-atividade biológica. Pré-requisitos para uma boa atividade biológica.
 

2. Biossíntese e metabolismo dos BS. Bioensaios mais utilizados para avaliar a atividade biológica. Interação com outros hormônios vegetais.
 

3. Efeitos fisiológicos dos BS sobre o crescimento vegetal. Modo de ação. Outros efeitos fisiológicos. Efeitos sobre o metabolismo das plantas. Análise molecular do efeito dos BS.
 

4. Utilização dos BS como reguladores de crescimento na biotecnologia vegetal. Efeitos na micropropagação in vitro de espécies vegetais. Interação dos BS com outros reguladores do crescimento na formação de calos e na embriogênese somática. Produção e atividade dos BS no cultivo de células.
 

5. Aplicações práticas dos BS na agricultura. Experiência internacional relacionada com os efeitos destes compostos sobre o crescimento e o rendimento das culturas, assim como na qualidade das colheitas. Toxicidade destes produtos. Problemas do uso prático dos BS. Papel dos BS como hormônios anti-estresse. Principais resultados obtidos em Cuba com a aplicação de análogos de BS na agricultura.
 
 
 
Público-alvo:
Agricultores, engenheiros agrônomos, biólogos, fisiologistas vegetais, químicos, pesquisadores científicos, extensionistas
Número de participantes:  40
Local: Auditório do Centro de Genética, Biologia Molecular e Fitoquímica
Núcleo Experimental de Campinas (Fazenda Santa Elisa)
Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1500 - Vila Nova, Campinas
Período:
28 de agosto a 1 de setembro de 2000
Horário: 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

 
 
Coordenação: 
Marco António Teixeira Zullo, Pesquisador Científico, Centro de Genética, Biologia Molecular e Fitoquímica, IAC
Professores: 
Dra. Miriam Núñez Vázquez, Pesquisadora Titular, Instituto Nacional de Ciências Agrícolas (INCA), San José de las Lajas, Cuba
Dra. Caridad Robaina Rodríguez, Professora Titular, Faculdade de Química, Universidade de Havana, Havana, Cuba

 

ORGANIZAÇÃO: Instituto Agronômico (IAC), Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
 
 

PATROCÍNIO: International Council for Science (ICSU)

                        Third World Academy of Sciences (TWAS)

                        Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

                        Quanza Química Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda.
 
 
 
INSCRIÇÕES:  Profissionais: R$ 120,00
Estudantes e pesquisadores: R$ 60,00
Pagável em cheque nominal à Fundação para o Desenvolvimento da Agricultura (FUNDAG) ou depósito bancário em sua conta 4081-9 da agência 1849X do Banco do Brasil S/A.

 
 
INFORMAÇÕES: Marco António Teixeira Zullo
Laboratório de Fitoquímica
Instituto Agronômico
fone: (0xx19)-241-5188 ramal 312
Núcleo de Treinamento
Centro de Comunicação e Treinamento
Instituto Agronômico
fone: (0xx19)-231-5422 ramais 193 ou 173